A Grande Florianópolis (Mesorregião) é formada pelo agrupamento de 21 municípios agrupados em três microrregiões: Florianópolis, Tabuleiro e Tijucas. É onde está localizada a capital do estado.
São características marcantes desta mesorregião a intensa urbanização em algumas áreas e a enorme variedade de ambientes naturais, como praias, dunas, lagoas, as quais são exploradas na atividade turística.
A inauguração da BR-101, rodovia principal que faz o acesso a esta mesorregião, na década de 1970, contribuiu para o crescimento e a transformação da economia local.
A economia dessa mesorregião tem destaque para atividades comerciais, prestação de serviços e turismo. Recentemente, a indústria do vestuário e da informática tem se desenvolvido bastante.
Grande Florianópolis (Mesorregião)
MEIRELLES, Victor. Vista do Desterro – atual Florianópolis, c. 1861. Óleo sobre tela, 78,2 cm x 120 cm. Florianópolis (SC). Acervo do Museu Victor Meirelles.
Ponte Hercílio Luz: faz a ligação da ilha com o continente. Florianópolis (SC).
Microrregiões |
Municípios |
TIJUCAS | 7 MUNICÍPIOS: Angelina, Canelinha, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista, Tijucas. |
FLORIANÓPOLIS | 9 MUNICÍPIOS: Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São José, São Pedro de Alcântara, Florianópolis. |
TABULEIRO | 5 MUNICÍPIOS: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Anitópolis, Rancho Queimado, São Bonifácio. |
Veja a seguir algumas características que se destacam nas microrregiões da Grande Florianópolis.
São João Batista destaca-se na indústria de calçados. Foi a 1.a colônia italiana do Brasil, com o nome de Nova Itália.
Os municípios de Tijucas e Canelinha destacam-se na indústria de cerâmica.
Florianópolis, capital de Santa Catarina, possui a melhor qualidade de vida do estado e forte polo turístico, com mais de 100 praias.
São José é a quarta maior cidade do estado. Com muitas indústrias e comércio variado, situa-se às margens da BR-101.
Em Palhoça, o destaque vai para a agricultura e a pesca.
A cidade de Águas Mornas é uma estância de águas hidrominerais.
Rancho Queimado destaca-se na agricultura com a produção de cebola, feijão, tomate e morangos.
A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, é uma das maiores pontes pênseis do mundo. Sua construção foi iniciada em 14 de novembro de 1922, sendo inaugurada em 13 de maio de 1926.
A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz, trazendo muitos benefícios para os 40 mil habitantes de Florianópolis, que dependiam de balsas para atravessar da ilha ao continente e vice-versa.
Após anos de intenso tráfego, em 1982, a ponte foi fechada por medida de segurança, tornando-se apenas ponto de referência e obra de embelezamento da cidade. A ameaça de desabamento da ponte foi afastada em 1997, quando foi tombada como patrimônio histórico e artístico. Ali estão situados o Museu da Ponte (atualmente desativado) e o Parque da Luz.
Ponte Hercílio Luz no passado
Ponte Hercílio Luz no presente
Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.
Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.